Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Eugenia oxyoentophylla Kiaersk. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

É uma espécie arbórea endêmica de Restingas e Florestas Secas do estado do Rio de Janeiro, locais que sofreram e sofrem intensa redução e qualidade de habitat. Possui uma distribuição restrita (EOO = 2.095,32 Km²) e a espécie não é coletada há mais de 15 anos, ressaltando sua raridade. Além disso, suas subpopulações são isoladas por cidades, o que supostamente torna a população da espécie severamente fragmentada, uma vez que o dispersor teria dificuldades em se deslocar entre as subpopulações. Dessa maneira, a espécie é considerada como Em Perigo (EN) de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Eugenia repanda O.Berg;

Família: Myrtaceae

Sinônimos:

  • > Eugenia oxyoentophylla ;
  • > Eugenia ypanemensis ;
  • > Luma repanda ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Eugenia oxyoentophylla foi considerada por Mazine (2006) um sinônimo de E. repanda. Entretanto, essa atualização ainda não foi incorporada à Flora do Brasil (Sobral et al. 2012).

Dados populacionais

​Montezuma; Araújo (2007) encontraram um indivíduo da espécie em um hectare de restinga arbustiva inundável no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Kurtz et al. (2009) encontraram quatro indivíduos da espécie em 0.5 hectare de floresta seca no município de Armação dos Búzios.

Distribuição

Eugenia oxyoentophylla é endêmica do estado do Rio de Janeiro (Sobral et al. 20121).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Severidade high
Detalhes A serra da Tiririca, área em que a espécie ocorre nos municípios de Niterói e Maricá (RJ), vem sofrendo uma intensa degradação resultante da expansão urbana e especulação imobiliária (Barros, 2008).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes No município de Arraial do Cabo, 94% da cobertura original de vegetação encontram-se desmatados (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

10.5 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes A serra da Tiririca, área em que a espécie ocorre nos municípios de Niterói e Maricá (RJ), vem sofrendo ameaça por ocorrência de queimadas (Barros, 2008).

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A serra da Tiririca, área em que a espécie ocorre nos municípios de Niterói e Maricá (RJ), vem sofrendo ameaça por invasão de espécies exóticas (Barros, 2008).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Montezuma; Araújo, 2007) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Barros, 2008).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada Deficiente de Dados (DD), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- KURTZ, B. C.; SÁ, C. F. C.; SILVA, D. O. FITOSSOCIOLOGIA DO COMPONENTE ARBUSTIVO-ARBÓREO DE FLORESTAS SEMIDECÍDUAS COSTEIRAS DA REGIÃO DE EMERENÇAS, ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO PAU BRASIL, ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, RIO DE JANEIRO, BRASIL, Rodriguésia, v.60, p.129-146, 2009.

- SOBRAL, M.; LUCAS, E.; LANDRUM, L.; SOARES-SILVA, L. Myrtaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M.; DA COSTA, D. P.; KAMINO, L. H. Y.; Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro - RJ: JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, 2009.

- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOS MATA ATLÂNTICA, INPE. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, Período 2008-2010, São Paulo, SP, 2011.

- MONTEZUMA, R. C. M.; ARAÚJO, D. S. D. ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO DE UMA RESTINGA ARBUSTIVA INUNDÁVEL NO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA, RIO DE JANEIRO, Pesquisas, Botânica, n.58, p.157-176, 2007.

- SOUZA, M. C.; MORIM, M. P. Subtribos Eugeniinae O. Berg e Myrtinae O. Berg (Myrtaceae) na Restinga da Marambaia, RJ, Brasil, Acta Botânica Brasilica, v.22, p.652-683, 2008.

- ANA ANGéLICA MONTEIRO DE BARROS. Análise florística e estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ, Brasil. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro - RJ: ESCOLA NACIONAL DE BOTÂNICA TROPICAL, 2008.

Como citar

CNCFlora. Eugenia oxyoentophylla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Eugenia oxyoentophylla>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/04/2012 - 14:33:55